Notícias

Laboratório de Nutrição Animal da Fazu conquista por mais um ano o selo de controle de qualidade da Embrapa

//
Comentário0
/
Categorias

O Laboratório de Nutrição Animal da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu, por mais um ano consecutivo, o selo de controle de qualidade, certificado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O selo é um passaporte para o reconhecimento do laboratório da Fazu perante a comunidade científica, pois atesta a qualidade da metodologia aplicada nas análises de nutrição animal e garante o melhor resultado, sendo o mais próximo da realidade, com o menor coeficiente de variação possível.

De acordo com a supervisora de laboratório, Marta Tovo, possuir o selo de qualidade certificado pela Embrapa, empresa renomada nacional e internacionalmente, significa dizer que o Laboratório de Nutrição Animal da Fazu está no patamar de qualidade exigido pela referida empresa e contribuindo para que as formulações de rações realizadas pelo Brasil a fora sejam feitas com maior rigor, respeitando o que verdadeiramente cada alimento apresenta em sua composição química. “É necessário muito empenho, dedicação e profissionalismo de toda equipe do laboratório para que os resultados cumpram os protocolos exigidos pela Embrapa”, ressalta Marta.

O selo de controle de qualidade para as Instituições de Ensino Superior (IES) é extremante importante. É frequente a participação de alunos em projetos oferecidos pela própria faculdade ou por empresas parceiras durante a graduação. Em muitos desses projetos é necessária à realização de análises, para o aprofundamento dos estudos. O selo confere a esses projetos uma garantia de que os resultados estão dentro dos parâmetros exigidos. “Nota-se que esta certificação tem influência direta na vida acadêmica do aluno, pois os projetos irão constar em seu currículo e agregar valor ao mesmo. Credibilidade é um dos bens mais valiosos de qualquer organização, seja ela pública ou privada”, afirma a supervisora.

Sobre os Laboratórios da Fazu

A Fazu tem uma estrutura completa de laboratórios para atender a comunidade, em especial os produtores rurais, no que diz respeito às análises de Solo e Nutrição Animal. O objetivo da análise de Nutrição Animal é avaliar a disponibilidade dos nutrientes contidos em forragens, silagens, matérias primas e rações utilizadas na alimentação dos animais domésticos zootécnicos. Hoje, a alimentação animal segura é um fator determinante para a competitividade da pecuária nacional, tanto no mercado interno quanto externo, sempre focado em proporcionar o melhor resultado econômico para os clientes. A análise do solo é outro serviço prestado pelos laboratórios da Fazu. Através do link “Estrutura” no site da Fazu (www.fazu.br), os produtores rurais podem obter mais informações sobre como proceder corretamente durante a coleta de amostras a serem analisadas, bem como ter acesso aos valores para a realização das análises.

O Laboratório da Fazu conta com diversos tipos de análises para determinar os nutrientes no alimento oferecido para os animais, como: matéria seca, matéria seca 105ºC, proteína bruta, fibra bruta, extrato etéreo, matéria mineral, nutrientes digestíveis totais (NDT), extrato não nitrogenado (ENN), cálcio, fosforo, hemicelulose, fibra em detergente ácido (FDA), fibra em detergente neutro (FDN), nitrogênio insolúvel em detergente ácido (NIDA), nitrogênio insolúvel em detergente neutro (NIDN), fibra em detergente ácido isento de cinzas (FDAc), fibra em detergente neutro isento de cinzas (FDNc), celulose, lignina e pH.

Os laboratórios da Fazu estão situados no interior do campus da faculdade, em Uberaba/MG.

Deixe uma resposta