Notícias

Fazu sedia 2º Concurso Leiteiro de Fazenda da ABCZ

Acontece na Fazenda Escola da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) o 2º Concurso Leiteiro de Fazenda. As matrizes participantes são das raças Gir e Guzerá. Os animais estão passando por um período de adaptação e na sexta-feira (18/08), acontece a última ordenha. Alunos do curso de Zootecnia participam como estagiários no concurso. Após a prova, as matrizes serão encaminhadas ao Parque Fernando Costa, onde permanecerão em exposição durante a ExpoGenética 2017. A divulgação dos resultados será feita no dia 24 de agosto.

A coordenadora do curso de Zootecnia da Fazu, Juliana Jorge Paschoal, destaca a importância da Fazu sediar 2º Concurso Leiteiro de Fazenda. “Vários alunos interessados na área de gado de leite estão realizando estágios durante o concurso, podendo acompanhar de perto o manejo de ordenha, alimentar e sanitário do rebanho, além de poderem compartilhar os conhecimentos e experiências já adquiridos durante a graduação”, comenta Juliana.

“É uma oportunidade incrível o concurso leiteiro acontecer dentro da Fazu, quando eu fiquei sabendo não pensei duas vezes para fazer o estágio. Como estou no último período eu consigo colocar em prática tudo que aprendi na teoria no decorrer da graduação. Eu sempre gostei da área de nutrição de gado leiteiro, inclusive o meu estágio obrigatório foi na maior fazenda produtora de leite sem confinamento do Brasil, a Leite Verde. Sou apaixonada pela Zootecnia e por todas as culturas, mas gado de leite é minha verdadeira vocação”, enfatiza a acadêmica do 9º período do curso de Zootecnia, Tainá Marques de Morais.

Seguindo o calendário do concurso, a entrada das matrizes aconteceu na sexta-feira (28/07), e elas estão passando pelo período adaptação. Já a prova, propriamente dita, acontecerá durante cinco dias, sendo a última ordenha em 18 de agosto. “Serão duas ordenhas diárias, totalizando 10 no concurso. Espera-se que a cada edição realizada, a potencialidade do Zebu leiteiro seja evidenciada num manejo mais próximo da realidade da pecuária leiteira. Aliás, esse é um dos nossos objetivos com a realização do concurso durante a ExpoGenética”, destaca Mariana Alencar, gerente do PMGZ Leite.

Os animais participantes do 2º Concurso Leiteiro de Fazenda estão divididos em duas categorias: Vaca Jovem (entre 36 e 48 meses) e Vaca Adulta (com mais de 48 meses) na Raça Gir e Vaca Adulta na Raça Guzerá.

Fotos: Pedro Ernesto Cambra (Zootecnia, 8º), Tainá Morais (Zootecnia, 9º) e Daniela Miranda

 

2 Respostas

    1. Daniela Miranda

      Olá, Carlos.
      Os cursos de Agronomia e Zootecnia são apenas presenciais.
      Os nossos cursos a distância são de pós-graduação, conheça: fazu.br/ead

Deixe uma resposta