Curso de Extensão a Distância em Didática e Novas
Tecnologias para Professores do Ensino Superior

Período do curso: 9 de novembro de 2016 a 12 de fevereiro de 2017

Sobre o Curso

Conteúdo Programático

Cronograma

Bibliografia

Objetivo geral

Promover a formação de professores para o desenvolvimento de cursos sustentados nas melhores práticas didático-pedagógicas e no emprego das novas tecnologias da comunicação e da informação.

Objetivos específicos

– Conhecer o planejamento e a gestão de projetos pedagógicos na modalidade educação a distância.
– Identificar metodologias de ensino e aprendizagem apropriados às características dos estudantes e seus contextos.

Metodologia

– Aulas expositivas dialogadas
– Leitura de textos e construção de mapas conceituais

Recursos didáticos

– Internet / Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
– Computador / Datashow
– Software Cmap Tools

Avaliação

Será feita através da análise da participação dos alunos nos encontros presenciais e da construção de três mapas conceituais.

I. Iniciação a Educação a Distância
a. Conceitos, modelos e contexto do desenvolvimento da EAD
b. Os componentes do sistema EAD
c. Planejamento e gestão de EAD

II. Metodologias de ensino-aprendizagem
a. Como aprendemos?
b. Didática e transposição didática
c. Metodologias ativas
d. Estratégias do trabalho docente

III. Qualidade das práticas de tutoria em EAD
a. Suporte tecnológico para tutoria
b. Competências conversacionais
c. Práticas de tutoria em EAD

Encontros Presenciais (EPs) – 12h

1º EP – Quarta-feira, 9 de novembro de 2016
14:00 – Dinâmica de apresentação dos participantes.
– Informações sobre o curso e sua metodologia
– Dinâmica de levantamento dos conhecimentos prévios

14:30 – Aula dialogada – Iniciação ao EAD
18:00 – Encerramento das atividades

2º EP – Quarta-feira, 30 de novembro de 2016
14:00 – Apresentação dos Mapas Conceituais da unidade I
15:30 – Aula dialogada – Metodologias de ensino-aprendizagem
18:00 – Encerramento das atividades

3º EP – Quarta-feira, 1º de fevereiro de 2017
14:00 – Apresentação dos Mapas Conceituais das unidades II e III
15:30 – Aula dialogada – Qualidade das práticas de tutoria em EAD
18:00 – Encerramento das atividades

Atividades em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – 28h

10 de novembro de 2016 a 12 de fevereiro de 2017
Estudo autônomo e orientação do professor

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7. ed. Joinville: UNIVILLE, 2007.

BOTELHO, F. V. U., VICARI, R. A qualidade dos processos interativos como chave para a avaliação da efetividade de cursos a distância. Revista Brasileira de Informática na Educação. , v.17, p.6 – 19, 2009.
BOTELHO, F. V. U. Contribuição da Educação a Distância para o Desenvolvimento Brasileiro In: Faculdades de educação e políticas de formação docente.1, 2014, v.1, p. 203-220. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.
ESMPU. Manual de Elaboração – Projeto Pedagógico. Brasília, 2015.

MOORE, M. G. ; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. 2 ed. São Paulo: Thomson Pioneira, 2008.

MORAN, J. M., MASETTO, M. T. & BEHRENSS, M. A.. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
PALLOFF, R. M. & PRATT, K.. O aluno virtual: Um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004. [Trad. Vinícius Figueira]

Carga Horária

40 horas

Público-alvo

Professores de IES (instituições de Ensino Superior), tanto públicas quanto privadas

Professor

Dr. Francisco Botelho

Investimento

4x de R$ 150,00*
*Exceto para professores da Fazu que estão inscritos automaticamente

 

Entre em Contato

Setor de Educação a Distância: fazuvirtual@fazu.br
Bianca: (34) 3318-4101 / bianca.almeida@fazu.br