Notícias

Coluna “Santo Capim” é inaugurada pela Revista AG e tem professor da Fazu como colunista

//
Comentário0
/
Categorias,

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, é o novo colunista da AG – A Revista do Criador. A partir de agora artigos escritos pelo professor serão publicados na coluna inaugurada como “Santo Capim” na Revista AG, as publicações serão mensais. O primeiro artigo abordou sobre o processo de degradação das pastagens brasileiras, que pode ser encontrado na edição: 205, mês: 04, ano: 2017, na seção “Santo Capim”.

O professor Adilson Aguiar contou o contexto histórico do processo de degradação das pastagens brasileira. Segundo Adilson, quando os colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, no ano de 1.500, aqui encontraram uma vegetação natural composta por 89% de formação florestal e apenas 11% de formação campestre, a qual poderia ser denominada por “pastagens nativas”. Cinco séculos depois, 20,26% do território brasileiro estão ocupados por pastagens, constituindo-se na quarta maior área de pastagens do mundo.

A edição 205, que integra a coluna assinada pelo professor Adilson Aguiar, teve como tema geral o “ILP passa pelo confinamento”, que informou sobre a consolidação da integração lavoura-pecuária, e como o pecuarista está se tornando também um agricultor. O domínio das tecnologias envolvidas na semeadura, na colheita e no preparo do feno e da silagem, além de apresentar também que para aproveitar a máxima eficiência desse sistema, faz-se necessário entender as nuances do confinamento, o elo entre as duas atividades agropecuárias.

AG – A Revista do Criador é uma publicação mensal da Editora Centaurus e há mais de 20 anos noticia o que de mais relevante acontece na pecuária brasileira. Com foco na pecuária de corte, mas também cobrindo mercados de pecuária leiteira, ovinos e caprinos, a publicação possui espaços especiais para as raças que compõem o rebanho brasileiro. Angus, Brahman, Brangus, Braford, Charolês, Devon, Gir Leiteiro, Girolando, Guzerá, Hereford, Nelore, Senepol e Simental já foram destaques na “Raça do Mês” ou estão presentes, permanentemente, na revista por meio das “Notícias de Raça”, canal de comunicação dedicado às associações, para que divulguem suas principais ações para os associados e ao restante do mercado. Há também, seções com análises de respeitados especialistas sobre os mercados de gado de corte, de leite, de seleção e de reprodução.

O professor Adilson Aguiar é conhecido internacionalmente pelo ensino, pesquisa e consultoria do Manejo e Conservação de Pastagens. Zootecnista formado pela Fazu, atualmente Adilson é professor de Forragicultura e Nutrição Animal no curso de Agronomia e de Forragicultura e de Pastagens e Plantas Forrageiras no curso de Zootecnia da Fazu. Adilson Aguiar é diretor da empresa Consultoria e Planejamento Pecuário (CONSUPEC) e investidor em atividades de pecuária de corte e de leite.

Deixe uma resposta