Pós-graduação em
Biotecnologia Agropecuária

Sobre o Curso

Conteúdo Programático

Objetivos

O curso de Pós-graduação lato sensu em Biotecnologia Agropecuária visa proporcionar aprimoramento intelectual e científico de qualidade aos egressos dos cursos de graduação de Agronomia e Zootecnia e áreas afins.

Além disso, objetiva formar um profissional com sólida base científica e, ao mesmo tempo, com interesse no desenvolvimento biotecnológico.

Diferenciais da Pós-graduação Fazu

  • Estude onde e quando quiser!
  • Interação direta com o professor, sem intermédio de tutor.
  • Os professores são os mesmos que os dos cursos presenciais da Fazu.
  • Aulas práticas em vídeo.
  • Material didático interativo e hipermidiático.
  • 2 Encontros presenciais

Encontros presenciais

Os cursos de Pós-graduação a distância da Fazu possuem 2 encontros presenciais.

O primeiro encontro presencial de abertura, que também é transmitido pela internet, acontece no início do curso. Nele, você conhecerá o curso, a metodologia e será capacitado para utilizar o ambiente virtual de aprendizagem, que será sua sala de aula virtual.

O segundo encontro presencial acontece no final do curso. Nele você terá as avaliações presenciais dos módulos e fará a apresentação do seu TCC.

Metodologia

Os cursos a distância da FAZU Virtual foram pensados para articular teoria e prática, sempre buscando capacitar o estudante para uma excelente atuação no mercado de trabalho.

A metodologia aplicada nos cursos deriva de modernas experiências educacionais e tem como base os 4 pilares apresentados a seguir:

  • Foco na aprendizagem do estudante | Metodologia desenvolvida tendo como centro o contexto, as características e as necessidades dos estudantes;
  • Prioridade para os processos interativos | Utilização de metodologias e ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas de uma forma que garanta forte interação entre estudantes, professores e suporte técnico, conformando uma sólida comunidade virtual de aprendizagem;
  • Construção da autonomia | Desenho e implementação de estratégias pedagógicas com o objetivo de que os estudantes desenvolvam sua autonomia no processo de aprendizagem;
  • Teoria e Prática | Desenvolvimento de metodologias educacionais que combinam teoria e prática na busca da aprendizagem significativa. Não basta conhecer e interpretar, é necessário fazer e modificar a realidade.

A FAZU Virtual tem como premissa que uma interação de qualidade é fundamental para a formação do estudante. Por esse motivo, as interações dos estudantes da FAZU Virtual são feitas diretamente com o professor, sem intermédio de tutores ou monitores. Os professores são os mesmos que atuam nos cursos presenciais.

O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é a sala de aula virtual do estudante na Internet. Nela o estudante tem acesso a todos os materiais didáticos e interage com o professor e seus colegas.

Certificado

Certificado de conclusão de curso de especialização em nível de pós-graduação com registro próprio da Fazu.
Portaria 2787, de 17 de agosto de 2005, publicada no DOU em 18 de agosto de 2005.

Módulo 1: Conceitos fundamentais | 60h

  • Histórico, Conceito e Legislação em Biossegurança; Biossegurança em Laboratórios; Segurança Biológica e Doenças Adquiridas em Laboratório; Níveis de Segurança Biológica; EPI e EPC; Detecção de OGMs; Geração, Manuseio, Transporte e Descarte de Resíduos; Segurança Química; Mapa de Risco; Conceitos Gerais de Ética e Bioética; Comitês de Ética em Pesquisa com Animais. A célula e sua organização bioquímica. Química de carboidratos, aminoácidos e proteínas, lipídios e ácidos nucléicos. Enzimas e coenzimas. Introdução ao metabolismo. Metabolismo de carboidratos. Metabolismo de lipídios. Metabolismo de aminoácidos e proteínas. Metabolismo de nucleotídeos. Integração metabólica. Bioquímica analítica qualitativa.
    Matérias-primas para a produção de biocombustíveis. Produção de etanol. Produção de biodiesel. Produção de metano. Matérias-primas: amiláceas, açucaradas, lignocelulósicas. Óleos de plantas e gorduras de animais. Produção do etanol: diferentes fontes. Produção de biodiesel: fontes, reação de transesterificação e hidroesterificação, processos para produção, métodos analíticos. Produção do Metano: microbiologia, fontes de biomassa, sistemas de reação e processo, composição e uso do biogás.

Professor conteudista: Dr. Francis Barbosa Ferreira

Módulo 2: Introdução à biotecnologia | 60h

    Organização funcional das células animais e vegetais. Unidade funcional essencial à vida e constituinte estrutural dos diversos tecidos, apresentando a sua organização molecular, ultra-estrutural e fisiológica. Estruturas da membrana plasmática. Transporte transmembrana de moléculas pequenas. Endocitose e exocitose. Compartimentos intracelulares e organelas. Citoesqueleto e movimento celular. Diferenciação. Morte Celular. Sinalização celular. Introdução à proteínas recombinantes. Aplicações em Bioengenharia de Tecidos.
    Conceitos em análises, Principais equipamentos utilizados em Biologia molecular, Revisão da estrutura, função e propriedades biológicas dos ácidos nucléicos. Princípios e variações da reação em cadeia da polimerase – PCR (Nested PCR, PCR em tempo real – qPCR, Transcrição reversa seguida da PCR ou qPCR), Construção de bibliotecas de cDNA e suas aplicações em biotecnologia, Princípios de clonagens e expressão de proteínas em E. coli. Análise de expressão gênica: qPCR, microarrays, transcriptomas. Plasmídeos bacterianos e sua importância em genética. DNA recombinante: enzimas de restrição, hibridação, amplificação de DNA via PCR e sequenciamento, marcadores moleculares e tipos de marcadores, aplicações dos marcadores (melhoramento animal e vegetal). Extração e quantificação de DNA Genômico. Clonagem de genes e anticorpos monoclonais.

Professor conteudista: Dra. Thaís Oliveira Ramalho Bean

Módulo 3: Agentes biológicos | 60h

    Histórico da microbiologia. Características gerais dos microorganismos. Metodologias de caracterização fenotípica e bioquímica. Caracterização genotípica. Reprodução e crescimento. Principais grupos de bactérias e fungos causadores de doenças nas áreas agronômicas e zootécnicas. Aplicações biotecnológicas dos microorganismos. Histórico, conceitos e definições em controle biológico de doenças e pragas. Vantagens e limitações. Agentes de controle biológico. Estratégias de controle biológico. Taxonomia e principais características dos principais agentes de controle biológico. Métodos de criação massal e liberação no campo. Aspectos de biossegurança e legais associados ao controle biológico. Apresentar os conceitos fundamentais e as potencialidades das aplicações práticas da utilização de sistemas biológicos, geralmente microrganismos, para biodegradar e biotransformar compostos e substâncias orgânicas ou inorgânicas poluentes, e por isso, potencialmente tóxicas, como uma alternativa para biorremediar o ambiente, bem como discutir métodos de análises desses poluentes e de isolamento e purificação de microrganismos envolvidos nesses fenômenos.

Professores conteudistas: Dr. Diego Felisbino Fraga e MSc. Márcia Aparecida Barbosa

Módulo 4: Bioinformática | 60h

    Conceitos fundamentais; Estrutura dos ácidos nucléicos e cromossomos; Reação em Cadeia da Polimerase; A dinâmica da reação, reagentes e seus variantes; Desenho de iniciadores e estratégias de padronização de reações. PCR-Multiplex; PCR-SSCP; PCR-SSP; PCR in Situ; RT-PCR; PCR em tempo real; Eletroforese de Ácidos Nucléicos; Conceitos físicos necessários; Dinâmica da eletroforese e matrizes mais utilizadas; Marcadores moleculares STRs, RFLP, RAPD, AFLP, VNTR, SNPs; SNP-Arrays; Sequenciamento de DNA (Sanger e segunda geração); Micro-arranjos para estudo de expressão gênica; Citogenética molecular (FISH, SKY, CGH, array-CGH, MLPA)
    Ementa: A compreensão das bases biológicas e informáticas relacionadas com o uso de ferramentas de Bioinformática; A utilização de bancos de dados (informação gênica, interação protéica, informação transcriptômica) e de ferramentas de Bioinformática disponíveis (alinhamento, integração protéicas e transcriptoma, normalização de microarray, aprendizado de máquina, etc); A interpretação e análise crítica dos problemas científicos, computacionais na área Biotecnológica.

Professor conteudista: Dra. Ester Buiate

Módulo 5: Engenharia genética | 60h

    Importância e objetivos do melhoramento. Banco de germoplasma: características qualitativas e quantitativas. Componentes de variância genética de populações quantitativas. Covariância genética entre parentes, estimativa de parâmetros, seleção e ganho genético e métodos de seleção. Variação fenotípica, herdabilidade e progresso da seleção. Interação genótipo x ambiente. Métodos de seleção.
    – Introdução ao melhoramento genético animal. Os cruzamentos na produção animal. Biotecnologia no melhoramento animal. Inseminação artificial, sexagem de sêmen, transferência de Embriões, fertilização in vitro, sexagem de embriões, clonagem, animais transgênicos. Visão geral do melhoramento animal das principais espécies de animais domésticos: bovinos, suínos, aves, caprinos, ovinos e peixes.
    – Introdução ao melhoramento de plantas: importância, perspectivas e objetivos. Sistemas reprodutivos e sua relação com o melhoramento genético.
    Melhoramento de espécies autógamas. Cultivares: definição e tipos de cultivares. Melhoramento de espécies alógamas: Híbridos: definição e tipos de híbridos. Melhoramento de espécies de propagação vegetativa: métodos de propagação assexuada; variabilidade genética; estratégias de melhoramento genético. Melhoramento para estresses bióticos e abióticos.
    – Estado da arte e perspectivas para as principais culturas da região de Uberaba.
    Aplicações Biotecnológica vegetal e animal. Cultura de células e tecidos e sua integração na transformação genética. Técnicas de clonagem utilizadas na transformação genética de plantas. Aplicação da biotecnologia no desenvolvimento de plantas e animais transgênicas. Histórico dos organismos geneticamente modificados. Organização do genoma e a expressão gênica em plantas e animais. Introdução à regulação da expressão gênica. Clonagem molecular e vetores utilizados na transformação genética. Transformação por Agrobacterium, métodos diretos, etc. Métodos de seleção e identificação de organismos transgênicos. Desenvolvimento de plantas geneticamente modificadas (PGM) para resistência a herbicidase a estresses bióticos e abióticos. PGM para aumento de produção e qualidade nutricional de cultivares agrícolas. Molecular farming: produção de biomoléculas em plantas. Aspectos econômicos e sociais das PMGs. Desenvolvimento de animais geneticamente modificados. Animais modificados para aumento de produção e qualidade nutricional. Aspectos econômicos e sociais dos animais geneticamente modificados.

Professor conteudista: MSc. Carla Soares Alves

Módulo 6: Tópicos especiais | 60h

  • Didática e Metodologia do Ensino Superior
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Metodologia de coleta de dados específica do curso

Professor conteudista: Dr. Francis Barbosa Ferreira

Trabalho de Conclusão de Curso | 120h

Faça sua Pré-Inscrição!

Início das aulas
Agosto 2017

Modalidade
A distância

Carga Horária
480 horas

Duração
1 ano

Público-Alvo
Profissionais e estudantes de Agronomia e Zootecnia que buscam aprimorar seus conhecimentos em biotecnologia.

Coordenação do curso
Prof. Francis Barbosa Ferreira e Profa. Thaís O. Ramalho Bean

Investimento

No Brasil
R$ 450,00 x12

Valor total do curso | R$ 5.400,00
 

Fora do Brasil
R$ 769,00 x12

Valor total do curso | R$ 9.228,00
 

*Todos os cursos de Pós-Graduação a distância da Fazu tem duração de um ano, ou seja, o valor total do curso é dividido em 12 parcelas mensais, que deverão ser pagas ao longo do curso. Independente da data em que o aluno ingressar, o valor total do curso permanecerá o mesmo e deve ser, obrigatoriamente, quitado dentro daquele período.

Disponível desconto especial para ex-alunos, parceiros e grupos.
Consulte condições através do e-mail.

Inscrição
A inscrição é feita pelo portal da Fazu e os documentos indicados devem ser entregues na Secretaria Geral ou encaminhados via correio ou por e-mail.

Entre em contato
Setor de Educação a Distância: fazuvirtual@fazu.br
Bianca: (34) 3318-4101 / bianca.almeida@fazu.br
WhatsApp: (34) 9-9202-6162