Núcleo de Apoio à Gestão Acadêmica

O Núcleo de Apoio à Gestão Acadêmica é o órgão de apoio encarregado de cuidar do ensino e das atividades relacionadas ao seu âmbito de atuação, objetivando criar unidade acadêmico-pedagógica entre cursos e instituição.

As políticas de qualidade direcionadas aos discentes, egressos e docentes da Fazu visam garantir a excelência na formação de profissionais capazes de integrar o mercado de trabalho, por meio de competências atualizadas, conforme demanda ou tendências.

Política de Acompanhamento de Discentes

Política de Acompanhamento de Egressos

Política de Acompanhamento de Docentes

Com os objetivos de identificar o perfil do ingressante nos cursos da Fazu, criar e implementar estratégias que garantam seu melhor nivelamento nos conteúdos e prepará-lo da melhor forma para sua inserção no mercado de trabalho, através do fomento do estágio junto a empreendimentos que proporcionam aproveitamento técnico para o aluno ainda em formação, a Fazu integra o discente através programas de apoio acadêmico-pedagógico.

Transferência e Aproveitamento de Estudos
No limite das vagas existentes e mediante processo seletivo, a Fazu aceitará transferências de alunos provenientes de cursos idênticos ou afins, ministrados por estabelecimento de ensino superior nacional, na época prevista no calendário acadêmico.
Saiba mais sobre as Transferências para a Fazu.

Extensão e Imersão Profissional
A Fazu oferece apoio para a participação de alunos em eventos como feiras, congressos, encontros, seminários e oficinas.
Para tanto, divulga agenda de eventos relacionados às áreas dos cursos oferecidos e promove auxílio financeiro para alunos que participam na condição de expositor

A instituição realiza regularmente atividades dessa natureza envolvendo toda a comunidade interna e membros da comunidade externa.
Além disso, apoia a divulgação de trabalhos de autoria dos seus alunos.

Apoio Pedagógico
A Fazu oferece aos alunos orientação acadêmica no que diz respeito à vida escolar e à aprendizagem.
A consultoria ao discente é realizado pelos professores, coordenadores de cursos e de ensino.
Parte do corpo docente possui carga horária reservada para atendimento extraclasse de alunos.
É oferecida ainda orientação ao discente que apresenta problemas psicopedagógicos que afetam a sua aprendizagem.

Nivelamento Acadêmico
O Nivelamento Acadêmico, aplicado após diagnose feita pela Supervisão Pedagógica, tem como finalidade recuperar conteúdos que estejam dificultando o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas básicas dos cursos de graduação; diagnosticando e minimizando possíveis impedimentos do aluno, por meio da revisão e complementos de conteúdos básicos de disciplinas consideradas essenciais para o êxito do aluno na educação de nível superior.

Monitorias
Para os discentes que demonstrarem interesse pelas atividades acadêmicas, a Fazu lhes oferece o programa de Monitorias, que pode ser tanto voluntária quanto remunerada e privilegia a aprendizagem gerada nas experiências do cotidiano, na medida em que os alunos trabalham com os professores no desenvolvimento das atividades de ensino, especialmente no que se refere à organização e preparação de material didático, ao desenvolvimento de práticas de revisão de conteúdos e à solução de exercícios pré-encaminhados para a turma da disciplina, pelo respectivo professor.
Saiba mais sobre a Monitoria Remunerada.

Atividades Práticas Orientadas (APO)
Com os objetivos de fortalecer e criar novos setores de serviços ou produção no Campus e na Fazenda Escola da Fazu, fomentando-os e expandindo os convênios com empresas do segmento e, sobretudo, garantir experiências práticas aos alunos, proporcionando-os a vivência de rotinas de trabalho e integrando os períodos e cursos da instituição, as Atividades Práticas Orientadas visam situar o aluno como um profissional atuante, estimulando-o a consolidar seu aprendizado de forma eficiente, tomando como base algumas das situações reais do mercado de trabalho.

Estímulo à Iniciação Científica
Através de parcerias com sua mantenedora Fundagri (Fundação Nacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias) e com a Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), a Fazu visa promover o desenvolvimento científico e tecnológico e executar pesquisas necessárias ao progresso social, econômico, ambiental, cultural.
Saiba mais sobre os Programas de Iniciação Científica.

Estímulo ao Uso da Biblioteca
O corpo docente da Fazu desenvolve seus planos de ensino e atividades acadêmicas visando a continuidade do estímulo à ida dos alunos à biblioteca para a consulta de periódicos científicos e produção de projetos de pesquisa aplicada, estratégia que tem por objetivo fortalecer o entendimento de que a ciência deve ser a base para o desenvolvimento do espírito investigativo na busca por soluções ou inovações para a cadeia do agronegócio, em suas diversas áreas de interação profissional.

As ações de orientação ao uso da biblioteca destinadas aos alunos ingressantes receberam o nome de Programa de Educação de Calouros.
Já os alunos concluintes, que muito dependem das normas técnicas para a elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Cursos e na condução das pesquisas nos projetos integradores, recebem o reforço e orientações necessárias no Programa de Educação de Formandos.
Conheça a Biblioteca Dora Sivieri e seus serviços.

Programas de Benefícios para Alunos Fazu
Programas como o Aluno por Aluno, Número Mínimo de Créditos, Desconto por Pontualidade e Monitoria e Estágio Remunerados constituem alguns benefícios financeiros aos seus alunos.
Conheça os programas.

Programas de Benefícios para Ingressantes
Visando facilitar o acesso e a permanência do discente na instituição, foram incorporados na relação de bolsas e benefícios financeiros os programas federais e os instituídos pela Fazu, em razão de parcerias com empresas, organizações sociais, associações e sindicatos.
Alguns favorecem integralmente ao aluno, enquanto outros facilitam seu ingresso e permanência na IES, por suportarem parte da mensalidade, seja por meio do benefício oriundo de parcerias ou por atividades desenvolvidas pelo estudante na instituição.
O trabalho educacional realizado na Fazu desenvolve ações que permitem a inclusão social, por meio de programas diversos, tais como: gratuidade integral para o primeiro colocado no processo seletivo/vestibular; bolsas de estudo para egressos de escolas públicas; convênios com entidades, dentre outros.
Conheça os programas.

Ciência sem Fronteiras
Visa promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia.
O projeto objetiva promover intercâmbio internacional, de forma que alunos de graduação e pós-graduação realizem parte de seu curso no exterior, com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Núcleo de Línguas e Cooperação Internacional Fazu
O Núcleo de Línguas Fazu foi criado para oferecer aos alunos da instituição uma oportunidade única de aprender inglês e futuramente, outros idiomas, de forma integrada ao conteúdo específico da área que os estudantes se formam, com temas direcionados a cada curso, incrementando e consolidando as iniciativas de internacionalização em processo na faculdade, além de oferecer serviços de correção e tradução de artigos para os idiomas espanhol e inglês. Consequentemente reduzir a barreira linguística e as atrair professores estrangeiros, para expandir a faculdade em tamanho e qualidade no cenário nacional e internacional.
Conheça os Núcleo de Línguas e matricule-se.

Com os objetivos de identificar o perfil do egresso dos cursos da Fazu, oferecer um ambiente virtual que permita a identificação e o contato contínuo entre seus egressos e estreitar o vínculo institucional, fomentando o relacionamento contínuo entre a instituição e seus ex-alunos, a Fazu integra o egresso através de canais de comunicação direta com a faculdade.

Portal do Egresso
Criado para ser um canal permanente e dinâmico de comunicação entre a Fazu e seus ex-alunos, esse ambiente pretende estabelecer um vínculo contínuo, buscando estender e intensificar a relação de confiança já estabelecida em outros momentos de sua formação.

Atualmente, o Portal do Egresso Fazu oferece aos ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição um cadastro de dados e depoimentos, que ficam visíveis para quem acessar a página, juntamente às fotos do egresso que compartilharam suas opiniões.

Já existe a proposta de revitalização do Portal para expandir os benefícios de relacionamento aos ex-alunos Fazu.
Acesse o Portal do Egresso Fazu

Apoio à Formação Continuada do Egresso
A ideia de revitalização do Portal apresenta propostas de apoio aos egressos de seus cursos, em ações que permitem identificar tendências ou áreas do saber a serem fortalecidas, instituindo políticas como sendo de colocação no mercado de trabalho; atividades de extensão e programas de educação continuada, seja por meio de cursos de pós-graduação ou de capacitação profissional.

Colocação de Egressos
A consolidação da importância de uma IES para a sociedade ocorre na percepção da qualidade profissional dos egressos por ela formados, pelo resultado de atuação em seus respectivos postos de trabalho, cuja satisfação mútua gera benefícios a toda comunidade acadêmica a ela vinculada.

Empenhar-se na busca pela excelência educacional e na colocação desses profissionais recém-formados em oportunidades promissoras, valorizando o empenho, a responsabilidade e o compromisso dos mesmos, certamente resulta em reflexos no processo seletivo para o ingresso na IES, evolução no empenho aos estudos pelos discentes e maiores investimentos internos e externos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Neste sentido, o Programa de Colocação de Egressos da Fazu possibilita a adoção de ações estratégias de marketing, direto e indireto, junto às empresas parceiras e em potencial, consolidando a proposta de tornar o relacionamento interinstitucional mais intenso e proveitoso a ambas as partes.

Também pode ocorrer a identificação de informações relevantes à formação ou qualificação profissional, gerando oportunidades de readequação dos projetos pedagógicos dos cursos; realinhamento dos perfis profissionais a serem formados; maior retenção de alunos na IES; e a revisão dos planos de marketing aplicados na captação de alunos.

Espera-se que o Programa de Colocação de Egressos da Fazu subsidie também propostas de atividades e cursos para a atualização, complementação e formação de novas competências, com o objetivo de formar ou aperfeiçoar profissionais, tornando-os mais qualificados para as novas demandas apresentadas pelas empresas parceiras.

Com os objetivos de estimular a qualificação do corpo docente por meio de estudos periódicos, sistematizados semestralmente pelas coordenações de ensino, que propiciam encontros específicos, a Fazu integra o docente através de programas de acompanhamento e avaliação de seu trabalho.

Nestes encontros, são discutidas questões metodológicas, pedagógicas que possam auxiliar o trabalho docente diante das mudanças educacionais pertinentes.
O projeto oportuniza ao corpo docente condições favoráveis para participação dos professores em congressos, seminários, workshops, bem como na realização de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

Além disso, o trabalho executado pelo corpo docente da Fazu é acompanhado pelas coordenações de curso e de ensino e é posteriormente avaliado pelos discentes por meio de questionário institucional aplicado no Aluno Online.

Conheça a CPA da Fazu e veja os resultados da Avaliação do ano de 2015.